Clébio Borges
RIOSAÚDE
Clebio é bacharel em Direito, com especialização em Gestão Empresarial, e agente de administração, servidor da Prefeitura do Rio desde maio de 2002. Possui mais de 15 anos de experiência em Ouvidoria, tendo atuado como Ouvidor Regional e Adjunto pela SMS entre 2010 e 2020, nas CAPs 5.2, 2.1 e 3.2. Desde 2021, exerce a função de Ouvidor Central da RioSaúde.
Em entrevista para o “Eu, Ouvidor”
PARA VOCÊ, QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DA OUVIDORIA PARA A SOCIEDADE CARIOCA?
A Ouvidoria é essencial para a promoção da cidadania e o fortalecimento da participação social. Mais do que um canal de atendimento, atua como elo entre a instituição e a sociedade e exerce papel estratégico no aprimoramento interno, ao funcionar como observatório das experiências e percepções de cidadãos e colaboradores. A partir dessa escuta qualificada, identifica fragilidades, reconhece boas práticas e orienta decisões mais assertivas, contribuindo diretamente para a qualificação das relações institucionais e dos processos organizacionais. Ao ampliar a transparência e aproximar a instituição das pessoas, consolida se como voz ativa da sociedade e agente de transformação interna, fortalecendo a confiança e impulsionando melhorias contínuas.
ESPECIFICIDADES DO TRABALHO DA OUVIDORIA DA RIOSAÚDE
Desde 2021, a Ouvidoria da RioSaúde vem sendo estruturada com foco na organização de processos, na consolidação de seu espaço institucional e na geração de valor, firmando se como instrumento de gestão. A partir de 2022, passou a impulsionar capacitações em integridade, iniciativa que contribuiu para a criação da Coordenadoria de Integridade e Boas Práticas no âmbito do NINCC. Sua atuação se estende a diferentes frentes institucionais, incluindo treinamentos de imersão no sistema SGRG junto à SMS, integração de novos colaboradores e jovens aprendizes, produção contínua de conteúdos para o boletim mensal e participação ativa no Comitê de LGPD. Destacam se ainda iniciativas como a certificação “Crítica Zero”, o reconhecimento de profissionais elogiados e a realização da roda de conversa “Ouvidoria Inteligente: governança, integridade e valor público”, reunindo especialistas reconhecidos na área e ampliando a cultura de integridade e boas práticas na organização. Destaca-se também a atuação integrada com diversos setores da instituição, promovendo alinhamento, articulação e construção conjunta de soluções, o que fortalece a resolutividade das demandas e amplia o impacto das ações da Ouvidoria no aprimoramento dos processos internos. Os resultados refletem esse percurso: a RioSaúde figura como o segundo órgão mais elogiado, permanece fora do grupo dos mais criticados e conquistou o primeiro lugar no Prêmio SisOuv de Inovação 2025 e na Premiação SisOuv 2026. Uma Ouvidoria que não apenas escuta, mas transforma, qualifica a gestão e gera impacto institucional.
PRINCIPAIS DESAFIOS DA OUVIDORIA DA RIOSAÚDE
O principal desafio é sustentar e ampliar o valor e a reputação institucional construídos ao longo do tempo, especialmente considerando que esse reconhecimento foi desenvolvido desde a base. Ainda persiste a percepção equivocada de que a Ouvidoria representa apenas o cidadão, quando, na verdade, seu papel é promover o equilíbrio e a mediação entre as partes, o que reforça a importância de preservar sua autonomia. Manter a credibilidade exige consistência nas entregas, qualidade nas respostas e capacidade de gerar impactos positivos. Nesse contexto, a autonomia é essencial para ouvir com responsabilidade, identificar pontos críticos, qualificar o diálogo e contribuir efetivamente para o aprimoramento institucional. Também é fundamental que a Ouvidoria siga sendo percebida como área estratégica, capaz de influenciar decisões, fortalecer a governança e apoiar a gestão. Equilibrar o aumento das demandas com a manutenção da excelência é igualmente desafiador, exigindo estrutura, método e inovação contínua. O compromisso é preservar os avanços conquistados e seguir evoluindo com autonomia, responsabilidade e foco na melhoria contínua.
VAI FICAR GUARDADO NA MEMÓRIA!
Será lembrado como um processo de construção marcado por desafios, superação, ausência inicial de reconhecimento e pela busca constante por autonomia que, com resiliência, paciência e consistência, consolidou se em um trabalho sólido e de relevância institucional. Ficará marcado também pelo impacto direto na vida das pessoas e na dinâmica interna da instituição, com ações que melhoraram experiências, restauraram a confiança e reforçaram a credibilidade da Ouvidoria. Permanece como legado uma Ouvidoria que estruturou processos, consolidou seu espaço, fortaleceu sua autonomia e transformou percepções, tornando se instrumento de gestão, confiança e transformação, com bases sólidas para seguir evoluindo.
O QUE VOCÊ DIRIA PARA UM SERVIDOR QUE COMEÇA, HOJE, A TRABALHAR NA OUVIDORIA DE UM ÓRGÃO DA PREFEITURA?
Por trás de cada demanda, há uma pessoa e, por trás de cada ação, responsabilidade. Trabalhar na Ouvidoria é escutar, analisar e transformar, dando voz às pessoas, qualificando processos e fortalecendo a confiança na instituição. Haverá desafios, mas é nesse percurso que a Ouvidoria cresce, se fortalece, amplia seu espaço e gera impacto real na gestão e na vida das pessoas. Mais do que responder, é preciso gerar transformação: escute com propósito, atue com responsabilidade e deixe sua marca no serviço público, criando valor para as pessoas e para a instituição.









