Cartas de Serviços ao Usuário

A Carta de Serviços ao Usuário (CSU) é um documento elaborado por todos os órgãos da Prefeitura com os serviços que oferecem ao cidadão. Nelas constam as descrições dos serviços, suas etapas, formas de acesso, endereços, documentos necessários, tempos de atendimento, legislações relacionadas, dentre outras informações.

A manutenção da atualização dos conteúdos das CSU de forma periódica e sistemática é um dos artifícios de comunicação com o cidadão, de modo a garantir informações institucionais seguras, acessíveis e centralizadas. Tal estratégia contribui para que os cariocas compreendam o cardápio de serviços públicos disponíveis, o papel de cada setor, bem como os canais de interação com a Prefeitura, sejam eles digitais, híbridos ou presenciais.

Para cadastramento, atualização e divulgação pública dos serviços que compõem as CSU, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro conta com o Portal Carioca Digital, cujo principal objetivo é reunir em um só lugar todos os serviços que a Prefeitura presta ao cidadão, além daqueles voltados ao público interno. O responsável pelas atualizações das CSU no Carioca Digital é o Ouvidor de cada órgão.

Para acessá-las,  CLIQUE AQUI. Se estiver em Desktop, role até o rodapé da página; caso esteja em dispositivo móvel, clique no ícone do menu, no canto direito superior da página.