Érica Velloso Pennaforte
SMS
Érica tem formação em Farmácia, é Mestre em Ciências e servidora da Prefeitura do Rio desde 2003.
Em entrevista para o “Eu, Ouvidor”
PARA VOCÊ, QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DA OUVIDORIA PARA A SOCIEDADE CARIOCA?
A importância da Ouvidoria para a sociedade carioca está no fato de ela aproximar o cidadão da Administração Pública e os serviços públicos de saúde. Simboliza uma garantia de que o carioca é ouvido e de que seus anseios, questionamentos e sugestões são acolhidos e considerados na gestão. É fortalecida a participação social e a construção de políticas públicas mais alinhadas às reais necessidades da população.
ESPECIFICIDADES DO TRABALHO DA OUVIDORIA DA SMS
A ouvidoria na saúde tem como especificidade atender pessoas que muitas vezes estão fragilizadas, com dores físicas e/ou emocionais, medo ou insegurança. Não recebemos só críticas, elogios ou sugestões, mas histórias e necessidades de cuidado. Isso aumenta a nossa responsabilidade em ouvir com empatia, atenção e buscar um atendimento cada vez mais justo e humano.
PRINCIPAIS DESAFIOS DA OUVIDORIA DA SMS
Os principais desafios da ouvidoria da SMS envolvem sempre manter o atendimento humanizado visando a conciliação, buscar sanar os desafios antes que tornem-se conflitos maiores de modo a aproximar cada vez mais o cidadão da Administração Pública.
VAI FICAR GUARDADO NA MEMÓRIA!
Fica guardado na nossa memória toda vez que conseguimos, junto com a gestão, atender às expectativas do cidadão carioca. Mais do que resolver um caso, é a sensação de ter auxiliado não apenas uma pessoa, mas famílias, com respeito e atenção, o que reforça a importância do que fazemos.
O QUE VOCÊ DIRIA PARA UM SERVIDOR QUE COMEÇA, HOJE, A TRABALHAR NA OUVIDORIA DE UM ÓRGÃO DA PREFEITURA?
Trabalhar na Ouvidoria da Prefeitura não é apenas sobre ouvir e buscar atender o que é solicitado. É lidar com seres humanos e suas fragilidades e, por isso, torna-se fundamental exercitar o ouvir atenta e empaticamente, sem julgar. Além disso, é fundamental buscar conhecer os serviços da Prefeitura para, assim, orientar da melhor forma e buscar soluções consistentes. É saber que podemos, de alguma maneira, melhorar a vida das pessoas.









