Painéis de Ouvidoria

Publicado em 11/03/2022 - 16:11  |  Atualizado em 10/04/2023 - 13:25

Os painéis de Ouvidoria são ferramentas gerenciais do Sistema Municipal de Ouvidoria (SisOuv). O primeiro a ser lançado, chamado Painel de Acompanhamento de Manifestações de Ouvidoria, traz informações sobre o volume das manifestações recebidas. Essas manifestações podem ser acompanhadas pela sua categoria, situação, status, prazo, tipo e subtipo. Além disso, essas informações podem ser filtradas por secretaria, período, situação e status. O painel traz ainda uma página dedicada aos chamados ainda não atendidos e com mais de 30 dias transcorridos (estoque), onde os órgãos podem acompanhar, por período, o volume de manifestações existentes no início e término de cada mês, bem como o percentual daquelas que foram tratadas.

Com objetivos mais específicos, em outubro de 2021, é lançado o Painel de Desempenho de Ouvidoria. Nele, os órgãos podem acompanhar o desempenho das suas equipes no tratamento das manifestações recebidas através de três indicadores: Percentual de Manifestações Respondidas (PMR), Tempo Médio de Atendimento (TMA) e Volume de Manifestações em Estoque (VME). A meta proposta pela Ouvidoria Geral do Município é que os órgãos alcancem 90% ou mais do seu PMR em até 10 dias de TMA, até o fim do primeiro semestre deste ano. O VME não deve ser superior a 10% do volume de manifestações recebidas nos últimos 30 dias. Com atualizações diárias, as ouvidorias e os órgãos que integram o SisOuv podem acompanhar seu esforço de trabalho e identificar fragilidades no fluxo de tratamento dessas manifestações, trabalhando em suas melhorias. Essas ferramentas contribuem, ainda, para que esse processo aconteça de maneira transparente.

Quando associados aos Relatórios Anuais de Ouvidoria, os Painéis de Acompanhamento e Desempenho trazem informações ainda mais completas e precisas para a gestão eficiente, quer seja das Ouvidorias, quer seja do SisOuv como um todo. Para acessá-los, CLIQUE AQUI.