16 de março – Dia Nacional do Ouvidor

Publicado em 10/03/2022 - 17:38  |  Atualizado em 30/03/2022 - 11:28

No dia 16 de março comemoramos o Dia Nacional do Ouvidor. Neste ano, a comemoração realizada pela equipe da Ouvidoria Institucional do Município aconteceu no Arquivo Geral da Cidade e contou com a presença do Ouvidor Institucional, Wanderson Barreto Corrêa, da Coordenadora Geral de Relacionamento com o Cidadão, Luciana de Castro, do Subsecretário de Transparência e Governo Digital, Bruno Bondarovsky, e do Secretário Municipal de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero.

Além destes, estiveram presentes o atual presidente do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA), Rodrigo Prado, e os representantes dos Hospitais Municipais Ronaldo Gazolla, Rocha Maia e Salgado Filho. Esses hospitais foram homenageados por terem sido os mais elogiados através da Ouvidoria Municipal da Saúde, ao longo do ano de 2021, no contexto da Pandemia de COVID-19.

Homenageou-se, ainda, a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, pela sua atuação no contexto da Pandemia de COVID-19, representada por Cristina Keiko Abe, médica e ouvidora do órgão. Em 2021, a Secretaria recebeu mais de 47.000 manifestações de ouvidoria, sendo, dessas, um pouco mais de 1.000 reclamações e mais de 5.000 elogios. Um aumento de 9,9 pontos percentuais se comparado ano anterior (2020).

Sobre as expectativas para a atuação do Sistema Municipal de Ouvidoria, o Ouvidor Institucional, Wanderson Barreto, afirma: “Em 2022 os desafios serão ainda maiores e o Sistema Municipal de Ouvidoria, sob a coordenação técnica da Ouvidoria Institucional, seguirá firme na aproximação entre os cariocas e o Poder Público Municipal, prezando pela excelência no atendimento, assertividade no tratamento das solicitações, transparência na prestação de informações e pelo constante aprimoramento dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos”.

A Ouvidoria Geral do Município, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade Pública, estabelece as diretrizes do Sistema Municipal de Ouvidoria. Este sistema institucional é integrado também pelas Ouvidorias Especializadas, Centrais, Núcleos de Ouvidoria, além das Ouvidorias Regionais e Descentralizadas.

• ENDEREÇO DA OUVIDORIA GERAL
    Avenida Presidente Vargas, 3131 – 13º andar
    Cidade Nova – Rio de Janeiro – RJ
    CEP: 20210-911